César Viana & Laura de Jesus

J



Volto a Ítaca

O meu arco e a tua flecha


Sem saberes
sem nem quereres saber
sem quereres
sem nem mesmo acreditares
ou veres
(...)
ainda que adies,
Tens que olhar de frente, 
que saber, que encarar
interiorizar
que não vou desistir
que penso em ti
vejo-te os olhos, 
desenho-te no pensamento,
não ficas cansado
de andar entre os meus lábios
sonhado beijo?
 mendigado, inclusive
e que te sinto
na alma. 
De que maneira queres descansar
Se não paras no meu refrão?


E dedico-me a estudar
a probabilidade de tudo, 
regressar
lá atrás, para te salvar.
Mas são 1000 possibilidades
e só esta realidade aqui e agora
E Deus que sabe brincar comigo e brinca
me coloca, te coloca
no meu futuro
e é no meu presente que te sonho e
que te quero.
E tu tardas, apreendes,
aprendes e rasgas
os véus que te encobriam o poder
de Ser. 
Acorda. Tu és
E vou à janela e o céu chove comigo
e me diz que em breve
se acaba o castigo, a ausência
de sinais,
de costas, nas costas
sem respostas, em silêncio
eu aguardo, 
mergulhada nos livros, na música, 
nos postigos, nos vídeos
a buscar força no todo
na Fé e até no lodo

É tão difícil ficar em pé nos dias de hoje
é tão raro ter força para me dirigir à rua
à porta de saída
à saída da saída
à despedida
que 
choro
grito
evito

faço tudo em silêncio
fecho a porta, a janela
fecho a rua e o mundo
coloco desvios para ti
não quero aceder-te
não posso ver-te
não posso ficar assim

Onde raio está esse último 
papel,
esse decretado grand finale
onde não mais me escondo,
não mais te fujo
não mais te adio
não mais me puno!?
E quero tudo para hoje,
mas a paciência
é a lição.

A eclipse 
em escorpião
ativada por Marte em Câncer
Saturno em Peixes
ou Mercúrio retrógrado 
traça uma romã, um lince
um desdobramento, um deslize
em duas metades diferentes
(assim na terra, tal como no céu)
em duas metades iguais
e duas elípticas,
o compasso e uma rosa
cruz
velha
carcomida
de Cristo
e a minha alma
sem pé, nem fundo
respira, inspira, insiste
desespera e expira
e é isto.
e relaxa
e com fé
à custa de intervalos na dor
de paroxetina, de alprazolam
de aspirina e quem sabe, com
um shot de estricnina pró final!
A receita do amor só tem a condição única
de ser hoje, doer hoje. 
E a farmácia diz que já te aviou
o medicamento há 25 anos
A vacina revalidou
Diagnóstico: Amor divino
Prognóstico reservado.








Comentários

Mensagens populares