UM EQUILÍBRIO ABSTRATO

 



Para aprender filosofia esotérica, o cidadão deve estudar tanto com o coração como com a cabeça. Ao sentar-se para ler, é aconselhável examinar suas emoções e perguntar-se:

1) Estou conectado ao centro de paz dentro da minha consciência?

2) Existe serenidade em meu coração?

3) Antes de ler a primeira frase, posso deixar de lado meu mundo pessoal? Estou disposto a esquecer de mim mesmo por um tempo?

Um minuto de meditação será útil.

As questões acima fazem toda a diferença, pois a Teosofia não se limita a conceitos. A sabedoria não é feita de palavras. Use apenas conceitos e palavras. É feito de perceção direta e sem intermediação. As palavras são instrumentos importantes que devem ser utilizados com respeito, clareza e responsabilidade. Quando usados ​​corretamente, ajudam a alcançar a sabedoria. Contudo, não podem substituir a compreensão que ocorre no silêncio.

Para perceber a verdade, é fundamental que o aluno resolva sua equação pessoal e observe o movimento concreto da ignorância espiritual em seu cotidiano.

Uma equação matemática é um exercício abstrato de equilíbrio. Ao conhecer as incógnitas, o aluno alcança o equilíbrio. Ao resolver a equação de sua existência emocional e mental, você alcança a harmonia entre as placas da escala cármica e pode esquecer de si mesmo. Desta forma, ele começa a buscar a verdade pelo valor que ela tem, e não pelo benefício egoísta que um ser espiritualmente ignorante possa querer obter da verdade em nível pessoal.

(Carlos Cardoso Aveline)

000

Fragmento do artigo “O Desafio de Estudar Filosofia Esotérica”. Texto original completo:

https://www.carloscardosoaveline.com/el-desafio-de-estudiar-filosofia-esoterica/

000

Comentários

Mensagens populares