Anabela, Paula, Capitu e Adichie

 Porque sou feminista - Anabela Mota Ribeiro

Este texto foi o primeiro do dia de hoje que converge totalmente comigo e com os "comigos" de mim.

Hoje é dia Internacional da Mulher. Num mundo que, cada vez mais, necessita de olhar para as profundas raízes do machismo e da necessidade de cortar este elo. Raízes profundas onde o poder e a usurpação se misturam e se dividem em papéis masculinos e femininos.

Mais do que mudanças, que a violência sobre a vulnerabilidade seja arrancada pela raíz. Somos mulheres, somos fortes e detentoras de livre arbítrio, comandamos a nossa vida sem necessidade de rótulos e vínculos enviesados. Anabela Mota Ribeiro, Paula Rêgo, Chimamanda Ngozi Adichie e Capitu da obra de Machado de Assis, Don Casmurro são alguns exemplos da necessidade e da urgência da mudança de paradigma. Não é dizer por ser politicamente correto. É continuar a lutar e alterar algo que não deveria continuar a coexistir no século XXI. Sabemos que a mentalidade é o mais difícil de mudar. E só acontece com atos. Não dês o teu poder a ninguém. E ergue-te contra quem te deseja retirar a tua identidade.

Nascer mulher, mais do que o ser frágil ou reprodutor é a força de vontade, a resiliência, a receptividade e, também, o seu avesso. Queimar soutiens já foi feito. Seres quem és, individualmente é poderes fazer a diferença em ti, no teu mundo e consequentemente, agir no todo. E esse é um poder individual, seja no plano profissional, seja no ambiente familiar ou nos relacionamentos sociais. Tu és mulher. Tu fazes a diferença. Todos os dias.

Recomendo o depoimento de Chimamanda mas hoje, trago o poema dos mais bonitos que edifica para mim o dia da mulher. Essa outra mulher, Maria Guinot que descreve, ainda e profundamente a força que está dentro de nós e a ferramenta da mudança. Faz o que quiseres com a tua vida. És senhora de ti. 

Substitui o silêncio pelo monólogo interno e pelo diálogo construtivo, substitui a palavra solidão pelo da solitude que é onde descobres, afinal, quem és. Feliz dia da mulher todos os dias.





Comentários

Mensagens populares