O EU SOCIAL E O EU PROFUNDO

 



No processo de procura de sabedoria, deve-se observar o grau de contraste e contradição entre o seu “eu social” – a sua individualidade tal como é percebida pelas outras pessoas – e o seu “eu profundo”, que os outros não conseguem ver.

 

Alguns estudantes fazem um esforço sincero para se identificarem completamente com o seu “eu socialmente construído”, o eu que é elogiado, o eu moldado pelas aparências. Eles não percebem que, à medida que ampliam seus esforços para merecer elogios dos outros, a presença da frustração aumenta em seu subconsciente. Toda tentativa de parecer um santo ou um sábio é uma forma de violência psicológica contra si mesmo. Os verdadeiros sentimentos são então suprimidos. Como resultado de tal pretensão, as emoções negativas tornam-se mais profundas e expandem-se para o mundo interior da pessoa.

 

Esforçando-se para “ser” a imagem espiritualizada de si mesmo que mostra aos outros, luta-se contra os fatos. Acredita-se que, ao obter reconhecimento social e aplausos por suas ações nobres, a energia acumulada da ação correta – e dos elogios recebidos – lhe dará a força necessária para “soldar” seu caráter conflituoso, harmonizando o eu que não merece elogio e está cheio de medo ou raiva, com o eu politicamente correto exibido nas interações sociais.

 

A desejada “soldagem” ou cura não ocorre, porque as intenções profundas são substancialmente diferentes das intenções mostradas aos outros. O eu emocional básico é hostil ao eu emocional que existe para os outros verem. E se alguém intensifica as suas tentativas de parecer educado e politicamente correcto, o único resultado é um aumento do medo, do orgulho e da agressividade, por mais disfarçados que sejam.

 

Esta simetria mutuamente destrutiva entre sentimentos exibidos e sentimentos reprimidos é muito perigosa na teosofia. É muito melhor não avançar do que caminhar em direção à falsidade.

 

(Carlos Cardoso Aveline)

 

000

 

Fragmento da revista “The Aquarian Theosophist”, julho de 2022, p. 4. A edição completa pode ser lida aqui: https://www.carloscardosoaveline.com/el-teosofo-acuariano-008-julio-de-2022/

 

Comentários

Mensagens populares