Al Qabri Ramos

 






O botão do F


Parei o tempo.

Precisava da sua energia 

para me operar,

parei a lista de afazeres,

a rotina, os deveres,

refugiei-me no fósforo interno,

queimei o inútil,

arrumei as lições, 

as dores, 

as recompensas

e a maternidade,

descobri algumas mentiras,

outras tantas ilusões,

fiquei apenas com meia-verdade

e o tempo correu para os outros

para a vida dos outros, 

a bendita sociedade

e se refletiu em padrões

e velhas crenças

depois de estancar o que me feria

o que já não me servia

da vida beliscar-me, 

arranquei-me do lugar de sombras

das vossas manipulações medonhas

e decidi ser inteira

e pôr-me em primeiro lugar

com sombras e tudo

do fogo que me moldou

das maldições que esconjuro

tocha que ardeu

ferida, corte,

despedida,

surgiste,

mais uma vez

inteiro

sem tempo

nem espaço

um painel de descobrimentos,

sem cordão e nem laço

uma garça no penedo

eras eu

eu em ti

não havia desavenças

nem sequer uma brisa buliu

sem ponteiros 

e nem limitações humanas

nem corriqueiras oscilações

estavas ali

ao alcance da minha alegria

e depois ficamos ambos

frente a frente

e o tempo urdiu o 

que humano nenhum 

cria poder ser feito

o leito manso

liturgia,

um milagre vestido de livramento

e a profecia da

bênção dos teus olhos 

poisados

no horizonte 

bastava-me,

impelia-me ir adiante

sem pretensões de coisa nenhuma

a não ser esse momento

e por fim, a clarividência

de ter vindo ao mundo para viver

esta singular circunstância

num dia claro e curvo

da mais velha idade humana

desse condicional, sectário

o regresso ao porto seguro

dei a mão à minha criança

e toda a infância se expandiu

nessa nuvem escura 

que havia teimado

em permanecer

enfim, o caldo quente 

das intempéries choveu,

apagando as eras dolorosas, 

dissolvendo o ruim,

não me importei com a chegada do outono

com as suas cores da terra

o vento era o teu hálito morno,

que se cumprissem as estações

e tu sempre foste o verão em mim.

O tempo podia, finalmente, 

avançar e cumprir o calendário.









Comentários

Mensagens populares